Inclusão de um aluno com perturbação do espectro do autismo na sala de aula

Anabela Panao Ramalho, Susana Oliveira

Resumen


O presente comunicação propõe-se apresentar um projeto de intervenção que envolveu uma reflexão teórica e uma componente prática sobre a inclusão na sala de aula regular de um aluno com Perturbação do Espectro do Autismo. O mundo da criança autista inquieta profissionais de educação e pais. Olhar para este mundo como um todo, não é só interpretar interesses, necessidades, capacidades e ritmos de aprendizagem, é, também, olhar reflexivamente para o contexto familiar e educacional. “Conviver com o autismo é abdicar de uma só forma de ver o mundo, é percorrer caminhos que nos conduzem a uma múltipla forma de ver esse mesmo mundo, é, sem dúvida, falar e ouvir uma outra linguagem!” (Cavaco, 2009, p.129) O Sistema Educativo Português, empenhado em responder às necessidades específicas das crianças e jovens com Perturbação Autista, concebeu um enquadramento legal permitindo criar as recentes unidades de ensino estruturado, que através de metodologias de intervenção adequadas, potencia as áreas e capacidades comprometidas. Neste contexto é nossa intenção apresentar parte dos resultados do projeto de intervenção da inclusão de um aluno com Perturbação do Espectro do Autismo no ensino regular.


Texto completo:

PDF (Português (Portugal))

Referencias


Cavaco, N. (2009). O Profissional e a Educação Especial: Uma abordagem sobre o Autismo (1ª edição). Málaga: Editorial Novembro.

Pereira, M.C. (2005). Autismo - Uma Perturbação Pervasiva do Desenvolvimento. Vila Nova de Gaia: Gailivro.

Yin, Robert (1994). Case Study Research: Design and Methods (2ª edição). Thoussand Oa Ks, Ca: Sage Publications.

Yin, Robert (2010). Estudo de caso: Planejamento e métodos (4ª edição). Porto Alegre: Artmed Editora.




DOI: https://doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v1.351 Statistics: Resumen : 291 views. PDF (Português (Portugal)) : 170 views.  

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.




Copyright (c) 2014 Anabela Panao Ramalho, Susana Oliveira

Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

"International Journal of Developmental and Educational Psychology."

Revista Infad de Psicología.

ISSN digital: 2603-5987

ISSN impreso: 0214-9877