Precipitantes e expetativas da passagem à reforma na perspetiva de recémaposentados portugueses

Contenido principal del artículo

Ana Paula Camarneiro
Helena Loureiro

Resumen

Enquadramento: A situação de reforma/aposentação é um dos acontecimentos transicionais da meia-idade para o qual os indivíduos nem sempre estão preparados. O projeto REATIVA, financiado pela FCT [PTDC/MHC–PSC/4846/2012], tem como objetivo construir um programa de intervenção em saúde que promova a autoeficácia, a autoestima e a resiliência familiar no processo de transição que é a aposentação. A primeira etapa deste projeto tem como objetivo perceber de que forma os recém-aposentados portugueses percecionam esta transição. Objetivos: Conhecer as expetativas dos recém-aposentados relativas à vivência da aposentação; compreender os precipitantes dessa transição. Metodologia: Estudo qualitativo, descritivo-exploratório, concretizado com base na informação obtida a partir de entrevistas realizadas em 16 focus group cujos participantes, inscritos em unidades funcionais de saúde de ACES pertencentes à Administração Regional de Saúde do Centro de Portugal, estavam aposentados há 5 ou menos anos. Respeitaram-se os procedimentos éticos e formais inerentes à investigação. Fez-se a análise de conteúdo das entrevistas utilizando o programa QRS International NVivo10®. Resultados: Os recém-aposentados descrevem o momento antes da passagem à reforma para dar sentido ao momento atual. Referem que antes da reforma criaram expetativas sobre a mesma, na forma de idealizações de bem-estar e de projetos a concretizar. Como precipitantes da passagem à reforma, os participantes apontaram a ausência de saúde, a busca de benefícios pessoais e familiares e a iminência de um desemprego indesejado. Alguns dos aposentados referem-se ao período entre o pedido de reforma e a sua efetivação como um momento de introspeção, de preparação para a nova fase da vida, comparável à moratória psicossocial, de Erikson (1971). Conclusões: A aposentação é uma transição desejada por muitos, é precipitada por vários fatores e é tida como a possibilidade de concretização de atividades não possíveis no ativo. Continuaremos a estudar esta fase de transição para conhecer de que forma se concretizam as expetativas criadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Camarneiro, A. P., & Loureiro, H. (2014). Precipitantes e expetativas da passagem à reforma na perspetiva de recémaposentados portugueses. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 2(1), 39–46. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v2.415
Sección
Artículos

Citas

Atchley, R. (1996). Retirement. In J. Birren (Ed.), Encyclopaedia of gerontology (Vol. 2, pp. 423-454): Academic Press.

Baltes & Baltes (1993). Successful aging: perspectives from behavioural sciences. Cambridge:Cambridge University Press.

Chanlat, J. et al. (1996). O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. São Paulo: Editora Atlas.

Erikson, E. H. (1971). Infância e sociedade. São Paulo: Zahar.

Fernandes, A. (2001). Velhice, solidariedades familiares e política social: itinerário de pesquisa em torno do aumento da esperança de vida. . Revista Sociologia, 36, 39-52.

Fonseca, A. (2011). Reforma e Reformados. Coimbra: Almedina.

Lachman, M. (2001). Handbook of midlife development. New York: John Wiley.

Loureiro, L.; Veríssimo, M.; Fonseca, A. (2012). Evolução dos comportamentos e do estado de saúde na passagem à reforma. Revista de Enfermagem Referência. III Série - n.° 8, p. 47-52. ISBN: 0874-0283.

Loureiro, H. (2011). Cuidar na “entrada na reforma”: uma intervenção conducente à promoção da saúde de indivíduos e de famílias. (Doutoramento), Universidade de Aveiro, Aveiro. WHO. (2002). Active ageing: a policy framework. Geneva.