Estilos de liderança de professores: um olhar dos estudantes adolescentes

Contenido principal del artículo

Célio Rodrígues Leite
Lídia Natália Dobrianskyj Weber

Resumen

Os estudos sobre estilos de liderança adotados pelos professores, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, têm se configurado como objeto de discussões no meio acadêmico. Diversas pesquisas apontam para fatores relacionados ao estilo de liderança de professores, tais como baixo nível de aprendizagem dos estudantes, conflitos e comportamentos inadequados e prevenção ao Bullyng na escola. Este estudo teve por objetivo conhecer e analisar as percepções dos estudantes adolescentes matriculados no ensino médio, numa escola da rede pública de ensino brasileira, acerca dos estilos de liderança de seus professores. A pesquisa foi conduzida com 458 estudantes 47 professores. Consistiu em um estudo descritivo qualiquantitativo, de natureza não experimental. Foram utilizados três instrumentos para coletado dos dados. Os estudantes responderam à escala Inventário de Estilos de Liderança de Professores e 43 deles participaram de uma entrevista semiestruturada; os professores responderam a um questionário sociodemográfico e de trabalho. As análises foram geradas por meio de medidas descritivas. Foram obtidos os escores totais, considerando os fatores responsividade, exigência e controle coercitivo. O nível de significância adotado, para os testes foi p menor que 0,05. Uma parcela significativa dos estudantes considera os professores negligentes. O controle coercitivo praticado pelos professores, também é significativo chegando a 77% entre “tendência a alto” e alto. O estudo indica que, na escola, há uma complexidade de fatores que podem interferir, significativamente, nos resultados desejados e que é possível analisar os estilos de liderança dos professores, a partir do que é percebido pelos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Rodrígues Leite, C., & Dobrianskyj Weber, L. N. (2017). Estilos de liderança de professores: um olhar dos estudantes adolescentes. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 1(1), 125–136. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2017.n1.v1.905
Sección
Artículos

Citas

Batista, A. P. (2013). Construção e análise de parâmetros psicométricos do Inventário de Estilos de Liderança de Professores Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Recuperado de http://www.ppge.ufpr.br/teses/d2013_AnaPriscilaBatista.pdf

Batista, A. P., & Weber, L. N. D. (2015). Professores e Estilos de Liderança: Manual para Identificálos e Modelo Teórico para Compreendê-los. Curitiba, PR: Juruá.

Baumrind, D. (1966). Effects of Authoritative Parental Control on Child Behavior, Child Development, 37(4), 887-907.

Hargreaves, A. (2004). O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre, RS: Artmed.

Jordão, G. (2003). Professor, um líder na arte de educar. Acta Scientiarum: human and social sciences, Maringá, 25(1), 87-93.

Leite, C. R. (2016). Percepções de alunos adolescentes do ensino médio sobre os estilos de liderança de professores. Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Maslach, C., Jackson, S. E., & Leiter, M. P. (1986). Maslach burnout inventory (2nd ed.). Palo Alto, CA: Consulting Psychologyst Press.

Pereira, M. E. M., Marinotti, M., & Luna, S. V. (2004). O compromisso do professor com a aprendizagem do aluno: contribuições da análise do comportamento. In M. M. Hübner & C. Marinotti, Análise do comportamento para a educação: contribuições recentes (pp. 11-32). Santo André, SP: ESETec Editores Associados.

Ribeiro, M. D. (2014). A liderança e suas relações com o rendimento dos alunos. (Monografia, Especialização em Gestão Escolar). Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Weber, L. N. D., Leite, C. R., Stasiak, G. R., Santos, C. A. S., & Forteski, R. (2015). O estresse no trabalho do professor. Imagens da Educação, 5(3), 40-52.